Entenda por que vale a pena investir em viagens de negócios para sua empresa
Reuniões de negócios, parcerias com outras empresas, participação em eventos e conferências – esses são apenas alguns dos objetivos que levam uma companhia a se organizar para enviar seus colaboradores em uma viagem. E, de maneira resumida, é disso que se trata o turismo corporativo.
No entanto, dependendo da cultura presente em uma empresa, ainda não se tem o hábito de fazer negócios fora do local de atuação, seja em outras cidades e estados ou, até mesmo, em outros países. A verdade é que criar um plano e investir no turismo corporativo traz diversos benefícios para qualquer tipo de negócio, muitos deles permanentes e extremamente importantes para um crescimento saudável e contínuo.
Por que investir no turismo corporativo
Ampliar os limites de atuação de sua empresa e investir no turismo corporativo cria oportunidades que fazem toda a diferença para um negócio. Isso tudo porque é um grande impulsionador de relacionamentos e conexões.
Entenda algumas das maiores vantagens que as viagens de negócios podem trazer para sua empresa:
1. Propósito
O turismo corporativo traz uma visão de rede e um senso de propósito, como se a empresa fizesse parte de algo maior que si mesma. Isso impacta diretamente os funcionários e colaboradores que fazem parte das experiências de viagem ou não. Investir nesse tipo de turismo ajuda a construir essa visão de que o trabalho tem um propósito.
2. Conexões
Além do senso de propósito, o turismo corporativo também gera conexões – tanto interna quanto externamente. Isso acontece por conta do senso de pertencimento criado por uma rede de relacionamentos, o que é fundamental para as necessidades humanas e também tem se mostrado essencial no mundo corporativo. Uma rede cria um ponto tangível de pertencimento, o que alivia substancialmente o sentimento de isolamento que é comum principalmente nas pequenas empresas.
3. Confiança
Com pouco contato externo, é preciso se voltar para dentro para nutrir a confiança e permanecer no mercado – um trabalho solitário e que exige bastante esforço. Com uma rede de relacionamentos, gerada por estratégias de turismo corporativo, é possível ter um senso de como outros enxergam as situações, quais oportunidades percebem e quais benefícios veem em situações diferentes. Isso pode aumentar dramaticamente a confiança corporativa individual e coletiva.
Além disso, a empresa também tem a oportunidade de se enxergar em diferentes contextos, podendo fazer uma análise mais fiel de sua real situação e das estratégias necessárias para chegar onde deseja.
4. Ambição
Ambição é um termo relativo e o alvo da nossa ambição é um resultado do ambiente em que nos encontramos. A questão é que nossas ambições podem não ser as mesmas de quando fundamos nossas empresas, e tudo bem. Por isso, ter experiências externas também é essencial para revisitar essas visões e propósitos e reordená-los ao cenário atual. Também é uma maneira de ver como outros conseguiram realizar e colocar em prática questões que não passam de planos para empresas menores.
5. Ação e habilidade para implementar
Grandes ambições exigem grandes posicionamentos e ações. Com coordenação, estrutura e liderança adequadas, um grupo de pessoas trabalhando juntas pode executar planos com mais rapidez e eficácia do que um trabalho realizado de maneira isolada. Isso se torna ainda mais eficiente quando há uma visão abrangente, de realidades que existem em outros estados e, até mesmo, em outros países.
6. Conhecimento e aprendizado compartilhados
Uma vez que uma cultura de colaboração e parceria existe em uma rede de relacionamentos, conhecimento e aprendizado compartilhados também tomam lugar. Compartilhar experiências, desafios e soluções pode ser o que faltava para fazer os ajustes necessários e prosseguir. Assim, experiências de turismo corporativo criam esses ambientes de relacionamento e são essenciais para um crescimento saudável.
7. Visibilidade
Uma empresa que trabalha de maneira isolada em apenas uma localidade acaba tendo sua atuação baseada nos limites geográficos. Ao expandir esses limites e abrir as fronteiras, algo muito importante – principalmente na era digital – é também ampliado: a visibilidade. Por isso, investir no turismo corporativo, seja qual for o propósito final, faz com que a empresa seja vista por mais pessoas e possa ampliar seu trabalho.
8. Grandes experiências
Por fim, o turismo corporativo é responsável por criar grandes experiências – tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Isso constrói uma rede de aprendizado e um impacto duradouro, o que pode, inclusive, ser responsável por relacionamentos profissionais de longo prazo, com funcionários que pretendem permanecer trabalhando pelos objetivos da empresa.
Travel Plus – Turismo corporativo com ainda mais benefícios
Todos esses benefícios são resultado dos investimentos em turismo corporativo e relacionamentos que vão além das paredes da empresa, ampliando seus horizontes de atuação e parceria. Na Travel Plus sabemos dos grandes impactos positivos que esse investimento tem a curto e longo prazo, por isso trabalhamos para oferecer a melhor experiência em viagens de negócios.
Crie uma rede de relacionamentos e construa uma história sólida com seus colaboradores e outras organizações importantes para o seu negócio. E escolha o melhor parceiro para fazer a gestão das viagens e eventos que envolvem esse esforço.
Quer saber tudo que a Travel Plus oferece para o seu negócio?