Entenda como funciona o setor que mistura viagens e negócios
O setor de turismo vem crescendo em grande escala nos últimos anos. Mesmo com o congelamento de quase dois anos, resultado da pandemia da COVID-19, as viagens já voltaram a acontecer com frequência e continuam chamando a atenção do público. Não é à toa que as reservas de voos já superam os números do período pré-pandemia, segundo informações do relatório “Travel 2022: Trends and Transitions”, realizado pelo Mastercard Economics Institute.
Mas se engana quem pensa que as pessoas viajam apenas por lazer. Uma das áreas que tem mostrado ótimas perspectivas é o turismo corporativo. No mês de abril, o setor já apresentou um crescimento 299% maior na comparação com 2021, chegando a um faturamento de R$ 7,8 bilhões.
Turismo corporativo – a combinação perfeita entre viagens e negócios
O que, então, é turismo corporativo? Em resumo, envolve realizar atividades corporativas em lugares distantes da base da empresa – ou seja, que exigem uma viagem (de carro, avião ou outro meio de transporte) para chegar ao destino. Essas atividades podem envolver reuniões, congressos, incentivos ou outras questões relacionadas ao trabalho – seja em outras cidades, estados ou países.
Quando há uma parceria entre empresas, por exemplo, pode ser preciso viajar para as reuniões de alinhamento. Ou quando há um evento importante para o setor do qual a empresa participa, e ela envia funcionários para buscarem novidades e informações importantes. Visita a clientes e fornecedores. Realização de eventos em outras localidades ou que receberão convidados de outros lugares. O turismo corporativo atua nesses tipos de situação e muitas outras.
Na verdade, essa é a maneira mais antiga de viajar, nascida muito antes de das viagens de lazer.
Características do turismo corporativo
Diferente das viagens de lazer, o turismo corporativo tem suas características específicas. Algumas delas são:
● Público
Uma parcela menor da população faz viagens a trabalho, principalmente por essa ser uma área mais específica do setor de turismo. As motivações também são diferentes de quando se faz uma viagem de lazer. Os trajetos podem ser feitos de maneira individual ou em grupo, e é a empresa que toma a decisão com relação a isso.
● Destinos
Viagens corporativas podem ter destinos dos mais diversos, seja em cidades, estados ou países diferentes de onde está a sede da empresa e a moradia do viajante. Normalmente, as localidades costumam ter um foco mais empresarial, como centros urbanos, regiões industriais, entre outros.
● Facilidades
Os hotéis, restaurantes, aeroportos e outras facilidades das viagens corporativas não são escolhidos pelo viajante, mas definidos pela empresa e podem fazer parte de pacotes completos contratados para aquele propósito.
● Investimento
Esse tipo de viagem é pago pela empresa, inclusive quando se fala das facilidades. O viajante, que é funcionário da empresa, paga apenas aquilo que está fora do escopo, como um souvenir, alimentos diferentes ou outras facilidades.
Segmentos dentro do turismo corporativo
Quando tem uma alta demanda em viagens e outras questões relacionadas, a melhor opção para uma empresa é contratar uma agência de viagens especializada no setor corporativo. Com esse tipo de serviço, há diversas opções:
● Viagens Corporativas
Quando tem uma alta demanda em viagens e outras questões relacionadas, a melhor opção para uma empresa é contratar uma agência de viagens especializada no setor corporativo. Com esse tipo de serviço, há diversas opções:
● Viagens de Incentivo
Premiações da empresa para motivar seus funcionários – voltadas ao lazer.
● Eventos
Realização de eventos 360o, com organização de local, convidados, catering, decoração, tudo nos mínimos detalhes.
Travel Plus – a melhor opção para suas viagens corporativas
Quando o assunto são eventos corporativos, a Travel Plus garante a melhor experiência em cada destino, cuidando de todos os detalhes para que sua empresa cumpra seus propósitos com tranquilidade, conforto e, é claro, o melhor custo-benefício.
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