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Como tirar passaporte no Brasil

Entenda a importância desse documento e os passos para tirar o seu

O ranking “Henley Passport Index” faz uma classificação dos passaportes dos países ao redor do globo. Considerando o número de nações em que é aceito sem um visto prévio, um documento desse tipo pode ser mais ou menos poderoso, mudando sua posição no ranking.

Atualmente, o passaporte brasileiro ocupa o 21º lugar, sendo aceito em 170 países sem visto prévio – sendo que, deles três exigem uma autorização eletrônica e 41 fazem na emissão do visto quando o passageiro chega ao destino.

A verdade é que, se você tem planos de viajar para o exterior, o primeiro passo é tirar seu passaporte. E se você administra uma empresa em que as viagens corporativas são uma realidade, é preciso informar os funcionários sobre esse processo ou oferecer auxílio para emissão do documento.

Como funciona o processo para tirar passaporte no Brasil

Entenda o processo simples para requerimento e emissão de passaportes brasileiro:

  1. Acesse o site da Polícia Federal (www.pf.gov.br) e preencha o formulário de solicitação de passaporte.
  2. Faça o pagamento da taxa de emissão – R$ 257,25 para documento comum e R$ 334,42 para passaporte de emergência (abr/2023).
  3. Após o preenchimento do formulário, agende o atendimento em uma unidade da Polícia Federal de sua escolha.
  4. Reúna a documentação necessária: um documento de identificação com foto (como RG ou CNH), CPF regularizado, comprovante de pagamento da taxa de emissão, Certidão de Casamento (caso tenha alterado seu nome), Certificado de Naturalização (se for naturalizado) e passaporte antigo (no caso de uma nova emissão). Não é mais necessário levar título de eleitor ou comprovante de serviço militar, no entanto essas informações são checadas na hora do atendimento – o requerente deve estar com a situação regularizada.
  5. Compareça à unidade da Polícia Federal no dia e horário agendado com toda documentação exigida.
  6. Realize a coleta de dados biométricos (impressões digitais, foto e assinatura) e entregue a documentação ao agente da Polícia Federal.
  7. Aguarde o prazo estipulado pela Polícia Federal para a emissão do seu passaporte.
  8. Após o prazo, retorne à unidade da Polícia Federal para retirar o seu passaporte. É necessário apresentar o comprovante de pagamento da taxa de emissão e o protocolo de atendimento fornecido no dia da solicitação.

É importante lembrar que o passaporte tem uma validade de até 10 anos e é um documento fundamental pra quem deseja viajar para o exterior. Além disso, alguns países exigem que o passaporte tenha uma validade mínima de seis meses a partir da data de entrada no país.

Tenha seu passaporte em mãos e facilite suas viagens

Mesmo que não tenha uma viagem planejada, ter o passaporte pode agilizar processos e evitar gastos desnecessários com emissões de emergências. A emissão é simples e, dependendo do período do ano, rápida.

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